EA0023 | MESTRES DA BOLA | Área Restrita

ORIVALDO DO NASCIMENTO

/ Orivaldo do Nascimento / “Orivaldo Caçapa” / Volante /  *23-04-1955  /  Porto Ferreira (SP) / Filho de Alcides do Nascimento e de Percília Casemiro do Nascimento / Casado com Vera Lúcia Camargo do Nascimento / Pai de Jorge Eduardo do Nascimento e Júlio André do Nascimento / Funcionário público aposentado / Jogou no Clube Grêmio Ferroviário, Cruzeiro da Vila Sibila, Academia da Força Aérea de Pirassununga (AFA), Cortininha, Clube do Salgueiro, Grêmio Nestlé /
 

Vereador Prof. Sérgio Rodrigo e, o nosso "Mestre da Bola" - "Caçapa".
 
Orivaldo do Nascimento, mais conhecido por “Orivaldo Caçapa” – natural da cidade de Porto Ferreira (SP), nasceu no dia. É filho de Alcides do Nascimento e de Percília Casemiro do Nascimento; casado com Vera Lúcia Camargo do Nascimento e pai de Jorge Eduardo do Nascimento e Júlio André do Nascimento, sendo avô de Maria Luiza do Nascimento.
Estudou na EMEF Sud Mennucci e na Escola Estadual Washington Luiz. Hoje está aposentado como funcionário da Prefeitura Municipal, na função de motorista escolar.
O futebol foi o esporte que fez parte da vida de Orivaldo. Iniciou jogando no Clube Grêmio Ferroviário, tendo como presidentes o Sr. Nelson Vicente e o Sr. Antonio (pai do conhecido Pelé Bira).
Na sequência, fez parte do time do Cruzeiro, localizado na Vila Sibila, quando o dirigente era o sr. Caetano Peripato e o técnico era o sr. Lindolfo.
Integrou o futebol da Academia da Força Aérea de Pirassununga (AFA), no período em que prestou o serviço militar; depois jogou no Cortininha que ficava no antigo ‘Areião’ - próximo  à Via Anhanguera .
Também jogou no Clube do Salgueiro dirigido pelo sr. José Elias, cujo técnico na época era o Odair Marcondes.
Finalmente, como funcionário da empresa Nestlé, defendeu a equipe do Grêmio Nestlé por nove anos, sob o comando técnico de Ismael Miotti (conhecido como ‘Lalé’). Foi no Grêmio que herdou o apelido de ‘Caçapa’, o qual permanece até os dias de hoje.


Casamento de Orivaldo  com  Vera Lúcia, em 21 de fevereiro de 1981. Hoje completam 39 anos de casados

Grêmio Ferroviário Ferreirense: Cavalinho, Caçapa, Galinho, Índio, Marquinho, Cidão, Preto, Galope, Rei do Gado, Riolino, Celso, Pitota, Nadinho, Neto, Zazá e Gipão

Futsal Nestlé: Orlando, Neco, Jim, Airton, Lalé, Caçapa Pito, Milton, Rosa e Júlio Peres