EA0005 | MESTRES DA BOLA | Área Restrita

MIGUEL LUIZ DA SILVA

BIOGRAFIA

Miguel Luiz da Silva, conhecido por Miguel Torneiro – natural de São Pedro da União (MG), nascido em 29 de setembro de 1950. É filho de Sebastião Luiz da Silva e Francisca Custódio da Silva, sendo o sexto filho de uma família de oito irmãos; é casado com Aparecida de Fátima Cruz Silva e pai de Andréa, André e Anderson.
André Braga, Vereador Prof. Sérgio Rodrigo e, o nosso "Mestre da Bola" - "Miguel Torneiro".
 
Miguel teve sua infância na roça até os quatro anos de idade, quando se mudou com a família para a cidade de Mococa (SP), nascendo, então, a paixão pela bola. Fez parte do time Infantojuvenil do Clube Radium Futebol Clube de Mococa – fundado em 1º de maio de 1919, com as cores verde e branca; atua na 4º Divisão do Campeonato Paulista; participa de torneios profissionais desde 1949. Figurou na 1ª Divisão nos anos de 1951 e 1952.
Aos dez 10 anos, a família mudou-se para Porto Ferreira, onde ele e seus irmãos passaram a estudar na Escola Industrial de Porto Ferreira.
Com 15 anos, ele ingressou no time de futsal Infantojuvenil da Indústria Nestlé, participando de inúmeros campeonatos, sendo o artilheiro por vários anos consecutivos.
Em 1967, com 17 anos, Miguel teve seu primeiro emprego, na Auto Peças Dirna, onde aprendeu o ofício de Torneiro Mecânico.
Aos 18 anos cumpriu o dever cívico, em Pirassununga, e ao término do serviço militar foi contratado pela empresa Cia. Vidraria Santa Marina.
Nesse período, fez parte do time oficial da empresa Nestlé, posteriormente do time da Santa Marina, representando a cidade de Porto Ferreira em inúmeros campeonatos municipais e regionais. Sua posição preferida sempre foi meia direita. Em 1973 selou o matrimônio com Aparecida de Fátima.
No período de 1970 a 1990, Miguel jogou diversos campeonatos e passou por muitos times, clubes e associações, tais como: Vasquinho Porto Ferreira, Nestlé de Porto Ferreira, Sociedade Esportiva Palmeirinha, União Futebol Clube, Associação Santa Ritense entre outros.
Em 1980, ele fundou sua própria empresa, a Oficina de Torno no Bairro Jd. Primavera. Mais tarde, quando a idade começou a “pesar”, o futebol ficou mesmo só como lazer aos finais de semana.  Miguel passou a participar dos times,  clubes  e reuniões de amigos. O amor ao esporte o levou a jogar futebol até seus 62 anos.

João Zufo, "Miguel Torneiro" e as crianças: Fábio, filho do João Zufo e, André, filho do Miguel.
 
1975 - Miguel e sua esposa Fátima.
 
Time da Vidroporto - 1985 / Em pé, da esquerda para direita: "Tião do Ford", Laurindo, Buso, José Carlos, Savi. Aguachados: Robson, "Biro Biro", Devanir, "Miguel Torneiro" e, Orlando.
VOLTAR