EA0005 | MESTRES DA BOLA | Área Restrita

MANOEL FRANCISCO FILHO

BIOGRAFIA

Manoel Francisco Filho – mais conhecido por “Neco” – natural da cidade de Luís Antônio (SP), nascido em 27 de Janeiro de 1948. É filho de Manoel Francisco e Rita Luciano Adolfo; casado com Luzia de Assis Francisco e pai de Fabiana, Fábio e Fernanda.

O nosso "Mestre da Bola" - "Neco" e o vereador Professor Sérgio Rodrigo.
 
Em 1961, ‘Neco’ mudou-se para a cidade Porto Ferreira onde vive até os dias de hoje e, onde teve início a sua carreira de atleta como jogador de futebol. Foi campeão pela primeira vez no antigo campo do ‘Zufão’, na década de 1963, quando tinha 15 anos de idade. Daí para frente passou por vários times. ‘Neco’ sempre foi um atleta bastante requisitado pelo meio futebolístico.
Também disputou vários campeonatos por empresas e campeonatos varzeanos de Porto Ferreira e em outras cidades da região. Sagrou-se campeão pelo time Esporte Clube Cruzeiro em 1969, no Campeonato de Várzea; time esse que jogou por uma longa temporada com 85 jogos invictos.
Conquistou o Campeonato Municipal de Várzea em 1973, no Campo do Salgueiro, o qual na época nem grama ainda tinha. Disputou o Inter Fábrica pela empresa Nestlé, no ano de 1976, na propriedade de Calciolândia, localizada no município de Arcos, em Minas Gerais.
Foi campeão do Varzeano em 1978 com o time ‘11 Primos’, na Sociedade Esportiva Palmeirinha; em 1979 conquistou o campeonato com a Seleção Ferreirense, na inauguração do campo de terra, onde hoje é o Estádio Municipal do Salgueiro. Nessa época, a Seleção Ferreirense contava com os melhores jogadores da cidade.
Em 1980, conquistou mais duas taças para a equipe da empresa Nestlé em disputa do Campeonato Municipal de Futsal, em jogo realizado em Porto Ferreira, no Ginásio de Esporte Adriano José Mariano e no Campeonato Regional, em São Carlos (SP).
‘Neco’ também disputou o Campeonato Varzeano pelo time ‘Pantera’, no Campo do Salgueiro, além de participar de jogos da Terceira Divisão, de 1970 a 1980 e em 1988, pela equipe da Sociedade Esportiva Palmeirinha.
Durante toda a carreira de ‘Neco’, a conquista de taças e títulos era comum, bem como a participação em muitos outros campeonatos que lhe renderam medalhas e faixas homéricas.
 

Zezé Bacarin, Tião, Airton Arnoni, Mourão, Dominguinhos, o nosso "Mestre da Bola" - "Neco". Agachados: Darço Muraro (massagista), Serginho, Baianinho, Girdão, ? e Manezão.
 

O nosso "Mestre da Bola" - "Neco" e sua esposa Luzia de Assis Francisco em seu casamento (06/12/1975).
 

Airton Arnoni, Jorge Massoneto, Baianinho, Pitinha, Marrom (irmão do Neco), Mourão, Devair, Oscar, Beiçola, Valter Corteze (técnico). Agachados: Orácio (massagista), Osvaldinho, Foguinho, Zé Pedro, o nosso "Mestre da Bola" - "Neco" , Tubá, Pelé Bira e Pelézinho (irmão do Neco).
 

VOLTAR