EA0023 | MESTRES DA BOLA | Área Restrita

JOSÉ POSSELA

/ José Possela / “Saci” / Atacante /  * 13-03-1936 /  Pirassununga (SP) / Filho de Antônio Possela e de Angelina Grigoleto Possela / Casado com Rosa dos Santos Possela / Pai de Antônio Genivaldo, Geovan Carlos e Roseli Aparecida (in memoriam) / Aposentado  / Jogou no Icaro Futebol Clube Pirassununga, Vasquinho de Porto Ferreira, América, Verde Amarelo, Palmeirinha, Corintinha, União, Cerâmica Porto Ferreira,  São Domingos –Pirassununga, São Cristóvão – Pirassununga e Icaro Futebol Clube – Pirassununga / Campeão: Varzeano 1960 - Sociedade Esportiva Palmeirinha e melhor artilheiro em 1960 e 1962 /


Vereador Prof. Sérgio Rodrigo e, o nosso "Mestre da Bola" - "Saci".

José Possela – mais conhecido por “Saci” – natural da cidade de Pirassununga (SP), nasceu no dia 13 de março de 1936. É filho de Antônio Possela e de Angelina Grigoleto Possela; é casado com Rosa dos Santos Possela e pai de Antônio Genivaldo, Geovan Carlos e Roseli Aparecida (in memoriam).
Começou sua trajetória pelo futebol em 1947 no Icaro Futebol Clube Pirassununga, como aspirante e teve que deixar o clube quando passaria a titular do time, devido à mudança de sua família para a Fazenda Monte Alverne, no município de Descalvado (SP).
A fazenda – uma das mais renomadas da região mantinha equipes de futebol muito boas e ‘Saci’ fez parte inicialmente da categoria aspirante e posteriormente passando para titular. A relação dele com o futebol da fazenda durou de 1948 a 1950, quando a família mudou-se novamente, agora para Porto Ferreira (SP), no início de 1951, aos seus 12 anos de idade.
Aos 17 anos foi convidado a treinar no Vasquinho, dirigido por Marciel Martins, logo ingressando oficialmente no time, com estreia em jogo realizado na cidade de Descalvado. Tido como grande jogador e artilheiro, atuava com fibra e coragem na posição de atacante.
Passou pelas equipes do América, Verde Amarelo, Palmeirinha, Corintinha, União, Cerâmica Porto Ferreira, depois na cidade de Pirassununga nas equipes de São Domingos, São Cristóvão e Icaro Futebol Clube.
Em 1960, trouxe o título de campeão para o time da Sociedade Esportiva Palmeirinha, na categoria de Futebol Varzeano, conquistando duas medalhas como artilheiro, em 1960 e 1962; defendeu as equipes de São Sebastião de Descalvado e Operário de Porto Ferreira em Campeonato Amador do Estado. Chegou a enfrentar as famosas equipes do Comercial de Ribeirão Preto e Clube Atlético Pirassununguense.
Encerrou sua carreira de jogador disputando o Varzeano de Veterano da Sociedade Esportiva Palmeirinha. Nesse clube, José Possela também foi conselheiro por duas gestões de 1965 a 1977 e de 1978 a 1982.


Em pé: Zezé, Bacarim, Sinésio, Siquerine Onofre, Luiz, Cícero, Adriano, Zum. Abaixados: Walter, Hilário, Tião, Saci, Vasconi, Pica, Canhotinho


Em pé: Daércio, Scarpe, Eudovor, Sergio, Plínio e Zé Palmeira. Abaixados: Escurinho, Saci,Vitorino, Zé Luís e Baltazar, no campo do PFFC


José Possela (Saci) com a  esposa   Rosa do Santos Possela  e a filha Roseli Aparecida